quarta-feira, 30 de março de 2011

2 de abril - Dia Internacional do Autismo


O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano. O Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
Assista os vídeos abaixo, eles são muito esclarecedores.







domingo, 27 de março de 2011

A construção da autoestima

Autoestima é o sentimento de importância e valor que uma pessoa tem em relação a ela própria. Quem a possui em alto grau confia em suas percepções e em seus julgamentos, acredita que suas iniciativas vão dar certo e lida com os outros com facilidade. Um adulto com baixa auto-estima sofre por se considerar inadequado e desprestigiado. Também tende a se ver como desamparado e inferior, além de não confiar em si.
Os pais desempenham um papel fundamental na construção da auto-estima dos filhos. Esse processo começa na infância. Mas, mesmo que a criança receba cuidados de boa qualidade e passe por experiências sociais positivas, na pré-adolescência e no início da adolescência um certo desconforto em relação a si mesma é muito comum.
Para que tudo corra da melhor maneira, os pais devem estabelecer uma comunicação efetiva com os filhos. Isso se consegue reservando um tempo para conversar com eles. Também é importante deixar que participem das decisões familiares e respeitar suas opiniões. A criança adquire confiança a partir da afirmação de seus pontos de vista. Não menosprezar suas preocupações é essencial - aquilo que parece simples para os adultos pode ser fundamental para ela.
Nas conversas, porém, os pais devem ficar atentos ao modo de falar, principalmente se estiverem nervosos, para não magoar nem depreciar os filhos. Suas palavras são muito importantes. Comentários do tipo "Você nunca faz as coisas certas!" ou "Como você pode ser tão burrinho?" levam-nos a duvidar de suas capacidades. As críticas devem estar dirigidas ao fato ou ao comportamento impróprio, não a ela. Por isso o adequado é dizer "Seu quarto está uma bagunça, precisa ser arrumado", e não "Você é mesmo um bagunceiro e joga tudo por todo lado".
Em vez de criar o hábito de repreender a criança o tempo todo, os pais precisam interagir de forma positiva valorizando suas realizações no cotidiano. O elogio funciona como uma força poderosa na mudança do comportamento e no aumento da segurança. Se numa fase da infância descer a escada sozinho ou amarrar o sapato requer concentração, deve ficar claro o quanto esse esforço é apreciado.
Quem recebe incentivos explora situações novas com mais confiança. Esses elogios devem ser específicos. Por exemplo: "Você está de parabéns; fez a lição e agora brinca como combinamos". Beijos, abraços e brincadeiras que envolvem toque também fazem a criança sentir-se amada e bem-aceita pelo que ela é e pelo que é capaz de realizar. O resultado será um adulto confiante, produtivo e feliz.
 

educarparacrescer.abril.uol.com.br




sábado, 26 de março de 2011

A utilização da informática nas dificuldades de aprendizagem.

O computador está hoje, no centro da vida das pessoas, como meio de entretenimento, fonte de informação permanente para todas as pessoas. Informa adultos e crianças sobre os mais diferentes aspectos do mundo que os cercam.
As pessoas vivem rodeadas de equipamentos de todo os tipos.Enfrentar esta realidade significa ter como perspectiva pessoas que tenham capacidade de aprender e de utilizar a tecnologia para a busca, a seleção, a análise e a articulação entre informações e desta forma, construir e reconstruir, utilizando-se de todos os meios disponíveis, em especial dos recursos do computador.
O uso do computador funciona efetivamente, como instrumento no processo de aprendizagem, inserido num contexto que desafia o sujeito a crescer, a buscar novas formas de pensar , de procurar e selecionar informações. Pode despertar-lhe o prazer, desenvolver habilidades da escrita, a curiosidade para buscar dados, trocar informações, instigá-lo  a enriquecer seu diálogo com o conhecimento sobre diferentes culturas e pessoas.
A utilização do computador como instrumento para   minimizar as dificuldades de aprendizagem está diretamente ligada na avaliação prévia , na definição clara de objetivos, na identificação dos recursos necessários para a implementação da ação e a adequação à faixa etária. Utilização de softwares  adequados: tutoriais, exercício e prática, programação, aplicativos, simulações, jogos , multimídia (pronta e de autoria) e internet ,são importantes instrumentos pedagógicos  e podem contribuir no processo de aprendizagem ativa como: observar , identificar, comparar , classificar, conceituar, relacionar , inferir, entre outros.  
 O computador propicia  uma reflexão do erro, o erro construtivo, e a busca de alternativas para a resolução da questão. O computador atrai a todos.
 Muitos pacientes com grande rejeição aos trabalhos  que  utilizam-se de lápis, papel e borracha encontram satisfação em realizá-los com o uso desta tecnologia.  
O vídeo  abaixo, dá uma visão direta sobre a influência do computador na vida das  crianças e adolescentes. Não podemos negá-lo.

 Por: Regina Lucia B de Andrade




Mensagem da semana

 Arte de não adoecer

Fale de Seus Sentimentos. Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos “segredos”, nossos erros... O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia! Se não quiser adoecer...
Se não quiser adoecer... ...Tome Decisões. A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
Se não quiser adoecer... ...Busque Soluções. Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Se não quiser adoecer... ...Não Viva de Aparências. Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
Se não quiser adoecer... ...Aceite-se. A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
Se não quiser adoecer... ...Confie. Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.
Se não quiser adoecer... ...Não Viva Sempre Triste. O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. O bom humor nos salva das mãos do “doutor”. Alegria é saúde e terapia!

Dr. Dráuzio Varella

sábado, 19 de março de 2011

Depressão e Ansiedade são diferentes, inclusive nos sintomas



Tensões diferentes

Apesar de sempre serem citadas juntas, ansiedade e depressão são coisas muito diferentes.
De uma forma leiga, a ansiedade é como se uma pessoa que funcione a 110 volts fosse ligada em 220; e a depressão é como se uma pessoa que precisasse de 220 volts para funcionar fosse ligada em 110.
Apesar disso, mesmo os pesquisadores têm assumido há décadas a hipótese de que as emoções negativas - e, nesse quesito, ansiedade e depressão são catalogadas juntas - ocasionassem o relato exagerado dos mesmos sintomas físicos, como dores de cabeça ou de estômago.

Emoções passadas e presentes

Mas um novo estudo demonstrou que essas duas emoções negativas em especial - depressão e ansiedade - influenciam de forma diferente os relatos dos pacientes sobre os sintomas.
O estudo indica que pessoas que se sentem deprimidas relatam um maior número de sintomas no passado.
E pessoas que se sentem ansiosas, por outro lado, relatam mais sintomas no momento presente.
É importante compreender como o estado emocional influencia o relato dos sintomas porque os médicos fazem o diagnóstico e decidem os tratamentos com base nesses relatos, em sua intensidade e na frequência com que ocorrem.

Afeto negativo

Estudos anteriores vinham vinculando os relatos exagerados de sintomas ao "afeto negativo", uma disposição também conhecida como neurose.
Acredita-se que 20% da população tenha essa "tendência geral", que envolve sentimentos frequentes de raiva, ansiedade, medo, irritação ou tristeza.
No entanto, quando os pesquisadores examinaram a influência do temperamento do usuário sobre a recordação dos sintomas, eles isolaram cada emoção, em vez de reuni-las em um pacote único, como geralmente se faz.
"Nossos dados sugerem que uma pessoa que vai a um consultório médico com tristeza tenderá a se 'lembrar' de mais sintomas do que provavelmente ocorreu," afirma o Dr. Jerry Suls, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.
"Ela estará mais propensa a atentar para todo o seu corpo e interpretar qualquer sensação que esteja ocorrendo naquele momento como se fosse algo errado.
"Acreditamos que isto ocorre porque a depressão está associada com a lembrança exagerada e com a ruminação de experiências negativas, enquanto a ansiedade está associada com a vigilância de coisas potencialmente negativas no tempo presente," concluiu o pesquisador.

http://www.diariosaude.com.br/news.php?article=diferenca-depressao-ansiedade-sintomas&id=6259

Mensagem da semana

21 /03  Dia Internacional da Síndrome de Down 


                                                    http://fbasd.blogspot.com/


Materiais na prática terapêutica


A utilização de materiais  é importantes na prática  terapêutica.O objetivo é estabelecer o equilíbrio através de  atividades lúdicas.
Os materiais utilizados podem ser  estruturados ou inestruturados e promovem a motivação para o tratamento.
Os materiais estruturados  são os que utilizamos, oriundos da produção industrial ou de maneira artesanal, disponíveis no mercado .
Os materiais inestruturados são os utilizados na prática terapêutica, tais como: sucata, modelagem, papel ( jornal, revista, encarte, propaganda.)
Eles coletam importantes informações sobre como o sujeito pensa. Favorecem  transformar o momento em um meio de criação de situações que apresentem problemas a serem solucionados,   possibilitando   uma maneira de ver e analisar os diferentes aspectos do processo. Com isso, o paciente pode rever suas produções e atitudes com um objetivo preciso, planejado e definido para a situação. Ao utilizá-los ele é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados. Ser atento, analisar diferentes possibilidades, tomar decisões e analisar suas ações.
A utilização de matérias estruturados e inestruturados pode  ser aplicada na prática com crianças, adolescentes e adultos, respeitando a singularidade de cada faixa etária.
Na prática com crianças podemos utilizar:
·         Brinquedos ( panelas, pratos,copos, xícara, talheres, frutas, legumes, flores, casa de boneca, animais de diferentes espécies, bonecos de diferentes tipos, carrinhos, ferramentas, fantoche, dedoche, massa de modelar );
·         Jogos (carta, alfabeto, dominó, memória, quebra cabeça, ábaco, numerais, percepção, caixas vazadas, construção, blocos lógicos,  de esquema corporal, encaixe);
·         Livros infantis;
·         Computador :jogos on line ou softwares;
·         CD de música ou desenho;
·         Jornal, revista ,almanaque de atividades, encarte, propaganda;
·         Sucatas;
·         Desenhos ( papel, lápis, borracha, canetas hidrocor, giz de cera)
Com adolescentes e adultos:
                                                         
·         Material para a elaboração da escrita: quadrinhos com e sem legenda,propagandas, reportagens, anúncios;
·        Re-escrita de textos (elaboração e organização do pensamento de forma mais concreta): livros, fábulas parábolas, provérbios;
·         Jogos : raciocínio e habilidades, memória, análise e síntese, criatividade,  criação textual, cartas enigmáticas;
·         Visualização de imagens,(auto- controle e expressividade emocional);
·         Uso de metáforas, músicas, estórias mais abstratas e personagens famosos;
·         Desenhos ( papel, lápis, borracha )
·         Computador
As possibilidades de utilização de diferentes materiais são muito boas, são recursos para desenvolver técnicas interventivas.  
Por: Regina Lucia B. de Andrade


sábado, 12 de março de 2011

Mensagem da Semana


O Espetáculo da Vida
Que você seja um grande empreendedor.
Quando empreender, não tenha medo de falhar.
Quando falhar, não tenha receio de chorar.
Quando chorar, repense a sua vida, mas não recue.
Dê sempre uma nova chance para si mesmo.
Encontre um oásis em seu deserto.
Os perdedores vêem os raios.
Os vencedores vêem a chuva e a oportunidade de cultivar
Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos.
Os vencedores começam tudo de novo.
Saiba que o maior carrasco do ser humano é ele mesmo.
Não seja escravo dos seus pensamentos negativos.
Liberte-se da pior prisão do mundo:o cárcere da emoção.
O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha.
Escolha ser um ser humano consciente, livre e inteligente.
Sua vida é mais importante do que todo o ouro do mundo
Mais bela que as estrelas: obra-prima do autor da vida.
Apesar dos seus defeitos, você não é um número na multidão.
Ninguém é igual a você no palco da vida.
Você é um ser humano insubstituível.
Por isso desejo que você jamais desista das pessoas que ama.
Jamais desista de ser feliz.
Lute sempre pelos seus sonhos.
Seja profundamenteapaixonado pela vida, pois a vida
É um espetáculo imperdível
Augusto Cury




sábado, 5 de março de 2011

Comportamento da criança


Vivemos em uma sociedade que se modifica rapidamente. A criança percebe as regras sociais contraditórias no seu cotidiano, muitas vezes vivenciadas pelas atitudes dos pais. Isso influencia diretamente a sua maneira de ver e viver a vida.
O primeiro passo a ser observado, para que  a criança tenha uma postura equilibrada e viva bem em sociedade, é  que os seus cuidadores reflitam sobre suas posturas cotidianas. Muitas vezes, exige-se um comportamento, que ela não percebe no seu ambiente. Não adianta dizer para a criança não fazer isso ou aquilo se ela observa esses  comportamentos diretos em sua família.Se é costume mentir  ao telefone , na rua ou em casa, como dizer para a criança que é feio falar mentira.
A criança precisa lidar com os desafios e demandas da sociedade atual e ela costuma responder de acordo com o modo como os pais se comportam.É preciso que as ações vividas cotidianamente, sejam bem claras para ela. Isso influenciará na  sua qualidade de vida e no seu desenvolvimento global. Algumas atitudes básicas fazem grande diferença e  são muito simples:
  • Cumprimente seus vizinhos;
  • Ensine a criança a guardar seus pertences;
  • Seja gentil, sempre que possível. Dê o lugar para os mais velhos, não desdenhe de alguém que pede algo na rua, trate com respeito as pessoas que lhe servem;
  • Tenha uma atitude de respeito no trânsito, não xingue, não pare em vagas destinadas  aos idosos ou portadores de necessidades especiais;
  • Ensine sobre  a honestidade , não passe ninguém para trás.
Inúmeras atitudes podem ser adicionadas, estas são só exemplos simples, você  poderá aumentar esta lista.
Na escola observa-se que algumas crianças apresentam dificuldades de adaptação e de aprendizagem, por  vivenciarem comportamentos contraditórios.
 Que tipo de pessoa, estamos ensinando a criança a se tornar?

Por: Regina Lucia B. de Andrade

 O vídeo abaixo nos faz refletir sobre as atitudes do dia- a- dia e como são interpretados pela criança.


Se uma criança vive na crítica, aprende a criticar.
Se uma criança vive com hostilidade, aprende a brigar.
Se uma criança vive com o ridículo, aprende a sentir-se culpada.
Se uma criança vive na tolerância, aprende a ser paciente.
Se uma criança vive com coragem, aprende a ter confiança.
Se uma criança vive com elogio, aprende a apreciar.
Se uma criança vive na retidão, aprende a ser justa.
Se uma criança vive com aprovação, aprende a gostar de si mesma.
Se uma criança vive com aceitação e amizade, aprende a encontrar amor no mundo!"
Dorothy Law Rothe

Orientação Vocacional/ Profissional

       
 A Escolha

            Chega um momento da vida que a escolha da profissão é uma atitude a ser tomada. Algumas pessoas sentem-se seguras neste momento. Diferentes  razões são justificadas, tais como: influência de pessoas, por participarem do ambiente profissional desde pequena e gostarem daquela atmosfera, identificação com algum professor ou disciplina. Esses aspectos podem, para algumas pessoas, facilitar a sua escolha.
Infelizmente outras encontram-se em situação oposta. Não sabem o caminho a seguir e sentem-se inseguras.  Divididas entre a influência de amigos, conhecidos e familiares, informações obtidas pela mídia, conhecimento vago das diferentes carreiras. Muitas questões povoam a mente. Será que a profissão é lucrativa? Será que vou me identificar com ela? Meus pais vão aprovar? O questionamento da carreira  passa a ser um dos temas principais das família que tem um jovem passando por esse processo. A cobrança é grande, mas onde está a certeza do caminho a seguir?
            Existe um grupo de jovens que entra na universidade e depois sentem-se insatisfeito com a escolha. Uns optam por terminar o curso, mesmo sendo um fardo a ser enfrentado durante a graduação. Outros desistem e o “fantasma” da escolha da carreira  assombra-os novamente.
            O jovem precisa saber de forma segura os elementos a respeito da carreira, para poder ter a certeza na hora de tomar a decisão.O currículo básico, as opções do mercado de trabalho, as aptidões necessárias, exigência da profissão, campo de trabalho, duração do curso, possíveis especializações da carreira, são fatores que embasam e o deixa apto e capaz para seguir o caminho certo.
            A orientação vocacional/profissional é um processo dinâmico e interativo que leva o jovem através de entrevista, dinâmicas, pesquisas, jogos e testes ao conhecimento para tomar uma decisão consciente. A decisão a respeito do futuro profissional é um passo a ser dado com segurança , satisfação e determinação.
           
Por: Regina Lucia B. de Andrade






Mensagem da Semana

A você mulher!


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Transtorno obsessivo compulsivo

Um paciente que sofre de transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e sua mãe falaram à BBC sobre a batalha da família para aprender a conviver com a condição.
Segundo estimativas, o TOC afeta três em cada cem crianças e é caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos repetitivos.
O menino britânico John (este não é seu nome verdadeiro), por exemplo, lavava suas mãos até sangrarem.
Hoje, pendurada em um mural no Maudsley Hospital, em Londres, está uma foto de John, sentado em um vaso sanitário e comendo um sanduíche.
A imagem deixaria a maioria dos pais horrorizados, mas para a mãe de John, Sandra (um nome fictício), a foto foi um sinal de que seu filho estava, finalmente, conseguindo vencer o TOC após um tratamento com terapia cognitivo-comportamental (TCC).
A TCC expõe gradualmente a pessoa às coisas que ela teme - no caso de John, germes e contaminação - ajudando-a a vencer o medo.
"O TOC não vai embora, você não fica livre dele, mas aprende técnicas para lidar com o problema", disse Sandra.
A condição pode ser muito debilitante. Houve períodos em que John não se sentava em vasos sanitários ou em assentos no transporte público, não dormia por causa de pensamentos obsessivos, não tomava banho temendo que a água estivesse contaminada e não comia.
"Eu achava que ia morrer se pegasse na maçaneta da porta", explica John.

Sintomas do TOC

Ele tinha oito anos quando os primeiros sintomas começaram a aparecer. Sandra notou que o filho fazia movimentos estranhos, como chutar para os lados em um ângulo pouco comum. Ela achou que aquilo era um capricho de criança e que passaria com a idade.
Mas após a morte do avô, a quem John era bastante apegado, o menino desenvolveu temores de germes e de sujeira e foi indicado a um psiquiatra.
O diagnóstico de TOC trouxe um certo alívio para a família.
"Uma vez que você encontra um nome para algo, passa a culpar aquele algo e não a criança", disse a mãe.
John começou a tomar antidepressivos - um recurso que, segundo os especialistas, beneficia alguns pacientes - mas seu caso começou a piorar.
"Ele disse que queria morrer, que ia se matar, não aguentava mais", disse a mãe.

Importância da terapia

John recebeu indicação para fazer um tratamento com Isobel Heyman, que trabalha no instituto de psiquiatria do Maudsley and Great Ormond Street Hospital.
O tratamento com TCC dá ao paciente instrumentos para confrontar e lidar com suas obsessões.
John disse que a terapia mudou tudo. "Eles acreditaram em mim, minha mãe também. Então eu disse a mim mesmo, vou lutar contra isso".
Hoje, aos 14 anos, John está se recuperando, mas a família está consciente de que ele precisará ficar atento, caso o TOC volte a se manifestar.
"Estou constantemente em guarda", diz sua mãe. "Todos nós temos traços de TOC, mas quando ele começa a afetar a forma como você vive, aí se torna um problema".

 fonte: http://www.diariosaude.com.br/news.php?article=toc-tcc&id=5838

 Se você se interessa por esse assunto , os livros e os sites, abaixo, serão muito úteis. Aproveite!

Alguns livros sobre TOC:

-Huebner, Dawn.O que fazer quando você tem muitas manias: um guia para crianças superarem o transtorno obsessivo-compulsivo(TOC)Porto Alegre Artmed,2009.
-Cordioli, Aristides Volpato. Vencendo o transtorno obsessivo-compulsivo: manual da terapia cognitivo-comportamental para pacientes e terapeutas. Porto Alegre,Artmed, 2004.
-Cordioli, Aristides Volpato.Manual de Terapia Cognitivo-comportamental para o transtorno obsessivo-compulsivo. Porto Alegre. Artmet. 2007.
-Torres, Albina Rodrigues: Shavittt, Roseli Gedanke: Miguel, Eurípedes Constantino. Medos, dúvidas e manias: orientação para pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo e sua família. Porto Alegre. Artmed,2001.

Sugestão de sites:
- Site de informações sobre TOC para profissionais, pacientes, familiares e leigos:
www.ufrgs.br/toc
 -Site com informações sobre o TOC, transtorno de Tourette para profissionais, pacientes, familiares e leigos;
www.astoc.org.br


A hora de dormir

Boa Noite!

Muitos pais têm a expectativa de dizer essas palavras e o filho adormecer em sua cama. Em algumas casas isso não acontece. A hora de ir para cama é uma grande dificuldade a ser enfrentada.
A família utiliza-se de diferentes falas e maneiras de convencimento para que a criança durma sozinha: “Quem vai levar a criança para a cama, hoje? Que estória vamos contar? E o filme que vamos assistir?”.
 É uma série de alternativas apresentadas para que a criança fique tranquila e possa finalmente adormecer. Apesar de tantas maneiras ela resiste em dormir em suas camas sozinhas.
 Uma alternativa, utilizada por algumas famílias, é deitar em sua cama apertada e desconfortável, esperando que ela durma para sair, nas pontas dos pés, do seu quarto. Muitas vezes, isso não termina. No meio da noite, quando ela percebe-se sozinha exige, outra vez, a presença do adulto.
Uma outra maneira de “resolver” a situação, é levar o pequeno para a cama dos pais e dormirem todos juntos.
O que fazer diante de situações como essas?
 Algumas técnicas podem ser empregadas:
·             Manter um horário constante para  dormir, incluindo finais de semana;
·             Organizar uma rotina a ser feita, diariamente, antes de dormir,uma preparação para o sono chegar. A rotina, baixa a ansiedade e tranquiliza. A criança pode começar tomando um banho, colocando o pijama, escovando os dentes, despedindo-se das pessoas da casa, indo para o quarto, pegando um livro de estória para ler ou ouvi-la e depois acomodando-se na cama,com um brinquedo, caso seja o costume da criança.
É importante que a família esteja disposta a colaborar.  Algumas atitudes ajudam:
·             Marcar uma hora para a criança  ir para cama;
·             Que a casa esteja preparada para dormir pois, movimentos fora do quarto, estimulam a criança a não querer dormir;
·             Desligar a TV na hora que inicia a rotina.
 Não espere que a mudança seja imediata, persista no programa.Cada dia, que algum passo adiante for dado, elogie e estimule a criança a continuar a rotina.
Muitas crianças não dormem o tempo necessário, apesar de não demonstrarem cansaço durante o dia. Essa diminuição das horas de sono afeta às crianças. Elas ficam propensas a diferentes problemas, tais como: ansiedade, falta de concentração, irritabilidade, agressividade, entre outros. Os pais que também não dormem de maneira adequada e passam  pelo estresse na hora de colocar o filho na cama, também estão sujeitos a problemas.
Algumas razões podem ser relacionadas aos problemas do adormecer das crianças: medos noturnos ( sonhos maus, imaginários fantasmas e  monstros, escuro), angústia de separação, falta de horas de sono suficiente para a sua idade, pouco contato com a família, incapacidade de relaxar e também quando as crianças são mandadas para a cama como castigo.
Quando atitudes básicas não dão resultado e a dificuldade para dormir persistir e interferir na dinâmica da família,  é essencial que os pais, reconheçam o momento de pedir ajuda  profissional. Consultar um médico para verificar  possível alteração orgânica  e um psicólogo para avaliar seu estado emocional..
por: Regina Lucia B de Andrade

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mensagem da semana

                                         Filhos Girassóis e Filhos Miosótis












                            Girassóis      e     Miosótis

  O girassol é flor raçuda,
que enfrenta até a mais violenta intempérie
e acaba sobrevivendo.
Ela quer luz e espaço e em busca desses
objetivos, seu corpo se contorse o dia inteiro.
O girassol aprendeu a viver com o sol
e por isso é forte.

Já o miosótis é plantinha linda,
mas que exige muito mais cuidado.
Gosta mais de estufa.
O girassol se vira... e como se vira!
O miosótis quando se vira, vira errado.
Precisa de atenção redobrada.
Há filhos girassóis e filhos miosótis.
Os primeiros resistem a qualquer crise:
descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda.
As mães chegam a reclamar da independência
desses meninos e meninas, tal a sua capacidade
de enfrentar problemas e sair-se bem.

Por outro lado, há filhos e filhas miosótis,
que sempre precisam de atenção.
Todo cuidado é pouco diante deles.
Reagem desmesuradamente, melindram-se,
são mais egoístas que os demais, ou às vezes,
mais generosos e ao mesmo tempo tímidos,
caladões, encurralados.
Eles estão sempre precisando de cuidados.

O papel dos Pais é o mesmo do jardineiro
que sabe das necessidades de cada flor,
incentiva ou poda na hora certa.

De qualquer modo fique atento.
Não abandone demais os seus girassóis
porque eles também precisam de carinho...
e não proteja demais os seus miosótis.

As rédeas permanecem com vocês...
mas também a tesoura e o regador.

Não negue, mas não dêem tudo que querem:
a falta e o excesso de cuidados matam a planta...

Autoria de José Fernandes de Oliveira
" Pe. Zezinho"

Jean Piaget - tendência cognitiva

Lev Vigotsky - Breve Vida e Obra

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

VOLTA ÀS AULAS

Mais um ano que começa. Esperanças renovadas, expectativas quanto aos acontecimentos que virão.E a volta às aulas? Tanto para a criança,  para o adolescente e também para o adulto o início do ano letivo é um momento carregado de significados.O encontro com os colegas,conhecer pessoas, encontrar os profissionais , assimilar os novos conhecimentos, rever ou conhecer o ambiente escolar traz alegrias, dúvidas e ansiedades.
O que é vivido e sentido no ambiente escolar é muito significativo para o indivíduo. Esse precisa ser um lugar onde a confiança e satisfação estejam presentes, e isso depende tanto da instituição, quanto da família. Observe seu filho. Converse com ele, sem fazer interrogatório. Avalie como foi a impressão causada pelo ambiente escolar e as pessoas que nele circulam.Demonstre confiança na escola. A criança percebe quando há um clima de desconfiança e insegurança  por parte dos pais e isso pode interferir na adaptação e no desempenho escolar.
O  organismo humano realiza aprendizagens de natureza diversas durante toda a sua vida. Inicia esse processo  bem cedo. Aprende a andar e a falar, a beber água no copo, a comer com colher, a brincar, andar de bicicleta,  assistir `a televisão, a usar o computador ...
         A aprendizagem que ocorre antes da criança entrar na escola é importante para o seu desenvolvimento, mas a aprendizagem escolar tem um importante valor para a sua vida. Assim como na vida, a aprendizagem escolar deve seguir um curso natural, onde o sujeito possa perceber-se capaz de penetrar neste mundo novo, sendo capaz de  escrevê-lo.
Se no curso do desenvolvimento escolar tudo estiver bem, ótimo, mas se seu filho já tem histórico de repetência ,fique alerta. Dificuldades de concentração nas atividades, notas baixas, incapacidade de terminar a tarefa, repetência, vínculo inadequado com a aprendizagem, colegas e professor, fazem parte da história escolar de muitos alunos. Devido a esses fatores, diferentes comportamentos podem se manifestar, tais como: violência, apatia, dispersão, hiperatividade, entre outros.
Buscar as causas requer  uma intervenção especializada. O trabalho terapêutico é um recurso para melhorar a auto-estima, o auto-conhecimento, encontrar maneiras de enfrentar as dificuldades do cotidiano  e do processo  de aprendizagem.
Por: Regina Lucia B de Andrade

BRINCADEIRA DE CRIANÇA


Hoje em dia observa-se uma cobrança no desempenho da criança. Essas cobranças que perpassam pelas exigências sociais,chega à família, que diante disto, passa a exigir um comportamento de cumprimento de compromissos por parte dela.
A criança precisa estar em atividade. Atividade constante que muitas vezes envolve uma série de compromissos e tarefas  a serem realizadas. Escola, professor particular, natação, judô, curso de informática, balé, entre outras. O fato é que o conhecimento e o movimento, para o  cérebro e o corpo, são saudáveis, mas  uma pergunta se faz. Até que ponto a criança está  ficando sem tempo para brincar?
 A brincadeira é uma maneira excelente da criança aprender as regras de convivência,organizar pensamento, auxiliar na oralidade, desenvolver a criatividade , enfrentar desafios e adquirir autonomia. Ela interpreta  o mundo adulto, vivência e pode recriá-lo.Além disso, ela se diverte, trabalha o corpo e a mente.
O ato de brincar em alguns momentos sozinha, em outros,  com colegas e com os pais é fundamental para o seu desenvolvimento. Quanto tempo é disponibilizado na rotina da criança para a brincadeira? Quanto tempo os pais estão livres para brincar com ela?
O brincar é um ótimo espaço para estreitar os laços afetivos entre pais e filhos. A ludicidade faz parte do universo infantil o que torna mais fácil chegar até ela através de uma atividade prazerosa. Brincar com a criança é um ótimo meio para saber como ela está, para educar e para mostrar afeto. Quando brincamos com ela temos a oportunidade de mostrar regras e abrir um enorme caminho para o diálogo, tão importante para o relacionamento  familiar.
 Não deixe que o cansaço ou estresse do trabalho, o impeça de brincar com a criança. Convide-a  a brincar . Pegue uma bola, uma corda, um boneco, um jogo, e até mesmo  jogue  videogame . Coloque uma música, dance com ela. Deixe também que ela escolha a atividade, participe. Ela vai se sentir querida, aceita, importante, e nesse espaço de confiança e reciprocidade o diálogo e o entendimento surgirá facilmente.
Por: Regina Lucia B de Andrade