sábado, 5 de março de 2011

Orientação Vocacional/ Profissional

       
 A Escolha

            Chega um momento da vida que a escolha da profissão é uma atitude a ser tomada. Algumas pessoas sentem-se seguras neste momento. Diferentes  razões são justificadas, tais como: influência de pessoas, por participarem do ambiente profissional desde pequena e gostarem daquela atmosfera, identificação com algum professor ou disciplina. Esses aspectos podem, para algumas pessoas, facilitar a sua escolha.
Infelizmente outras encontram-se em situação oposta. Não sabem o caminho a seguir e sentem-se inseguras.  Divididas entre a influência de amigos, conhecidos e familiares, informações obtidas pela mídia, conhecimento vago das diferentes carreiras. Muitas questões povoam a mente. Será que a profissão é lucrativa? Será que vou me identificar com ela? Meus pais vão aprovar? O questionamento da carreira  passa a ser um dos temas principais das família que tem um jovem passando por esse processo. A cobrança é grande, mas onde está a certeza do caminho a seguir?
            Existe um grupo de jovens que entra na universidade e depois sentem-se insatisfeito com a escolha. Uns optam por terminar o curso, mesmo sendo um fardo a ser enfrentado durante a graduação. Outros desistem e o “fantasma” da escolha da carreira  assombra-os novamente.
            O jovem precisa saber de forma segura os elementos a respeito da carreira, para poder ter a certeza na hora de tomar a decisão.O currículo básico, as opções do mercado de trabalho, as aptidões necessárias, exigência da profissão, campo de trabalho, duração do curso, possíveis especializações da carreira, são fatores que embasam e o deixa apto e capaz para seguir o caminho certo.
            A orientação vocacional/profissional é um processo dinâmico e interativo que leva o jovem através de entrevista, dinâmicas, pesquisas, jogos e testes ao conhecimento para tomar uma decisão consciente. A decisão a respeito do futuro profissional é um passo a ser dado com segurança , satisfação e determinação.
           
Por: Regina Lucia B. de Andrade






Nenhum comentário:

Postar um comentário