A utilização de materiais é importantes na prática terapêutica.O objetivo é estabelecer o equilíbrio através de atividades lúdicas.
Os materiais utilizados podem ser estruturados ou inestruturados e promovem a motivação para o tratamento.
Os materiais utilizados podem ser estruturados ou inestruturados e promovem a motivação para o tratamento.
Os materiais estruturados são os que utilizamos, oriundos da produção industrial ou de maneira artesanal, disponíveis no mercado .
Os materiais inestruturados são os utilizados na prática terapêutica, tais como: sucata, modelagem, papel ( jornal, revista, encarte, propaganda.)
Eles coletam importantes informações sobre como o sujeito pensa. Favorecem transformar o momento em um meio de criação de situações que apresentem problemas a serem solucionados, possibilitando uma maneira de ver e analisar os diferentes aspectos do processo. Com isso, o paciente pode rever suas produções e atitudes com um objetivo preciso, planejado e definido para a situação. Ao utilizá-los ele é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados. Ser atento, analisar diferentes possibilidades, tomar decisões e analisar suas ações.
A utilização de matérias estruturados e inestruturados pode ser aplicada na prática com crianças, adolescentes e adultos, respeitando a singularidade de cada faixa etária.
Na prática com crianças podemos utilizar:
· Brinquedos ( panelas, pratos,copos, xícara, talheres, frutas, legumes, flores, casa de boneca, animais de diferentes espécies, bonecos de diferentes tipos, carrinhos, ferramentas, fantoche, dedoche, massa de modelar );
· Jogos (carta, alfabeto, dominó, memória, quebra cabeça, ábaco, numerais, percepção, caixas vazadas, construção, blocos lógicos, de esquema corporal, encaixe);
· Livros infantis;
· Computador :jogos on line ou softwares;
· CD de música ou desenho;
· Jornal, revista ,almanaque de atividades, encarte, propaganda;
· Sucatas;
· Desenhos ( papel, lápis, borracha, canetas hidrocor, giz de cera)
· Material para a elaboração da escrita: quadrinhos com e sem legenda,propagandas, reportagens, anúncios;
· Re-escrita de textos (elaboração e organização do pensamento de forma mais concreta): livros, fábulas parábolas, provérbios;
· Jogos : raciocínio e habilidades, memória, análise e síntese, criatividade, criação textual, cartas enigmáticas;
· Visualização de imagens,(auto- controle e expressividade emocional);
· Uso de metáforas, músicas, estórias mais abstratas e personagens famosos;
· Desenhos ( papel, lápis, borracha )
· Computador
As possibilidades de utilização de diferentes materiais são muito boas, são recursos para desenvolver técnicas interventivas.
Por: Regina Lucia B. de Andrade
Por: Regina Lucia B. de Andrade
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