sábado, 19 de março de 2011

Materiais na prática terapêutica


A utilização de materiais  é importantes na prática  terapêutica.O objetivo é estabelecer o equilíbrio através de  atividades lúdicas.
Os materiais utilizados podem ser  estruturados ou inestruturados e promovem a motivação para o tratamento.
Os materiais estruturados  são os que utilizamos, oriundos da produção industrial ou de maneira artesanal, disponíveis no mercado .
Os materiais inestruturados são os utilizados na prática terapêutica, tais como: sucata, modelagem, papel ( jornal, revista, encarte, propaganda.)
Eles coletam importantes informações sobre como o sujeito pensa. Favorecem  transformar o momento em um meio de criação de situações que apresentem problemas a serem solucionados,   possibilitando   uma maneira de ver e analisar os diferentes aspectos do processo. Com isso, o paciente pode rever suas produções e atitudes com um objetivo preciso, planejado e definido para a situação. Ao utilizá-los ele é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados. Ser atento, analisar diferentes possibilidades, tomar decisões e analisar suas ações.
A utilização de matérias estruturados e inestruturados pode  ser aplicada na prática com crianças, adolescentes e adultos, respeitando a singularidade de cada faixa etária.
Na prática com crianças podemos utilizar:
·         Brinquedos ( panelas, pratos,copos, xícara, talheres, frutas, legumes, flores, casa de boneca, animais de diferentes espécies, bonecos de diferentes tipos, carrinhos, ferramentas, fantoche, dedoche, massa de modelar );
·         Jogos (carta, alfabeto, dominó, memória, quebra cabeça, ábaco, numerais, percepção, caixas vazadas, construção, blocos lógicos,  de esquema corporal, encaixe);
·         Livros infantis;
·         Computador :jogos on line ou softwares;
·         CD de música ou desenho;
·         Jornal, revista ,almanaque de atividades, encarte, propaganda;
·         Sucatas;
·         Desenhos ( papel, lápis, borracha, canetas hidrocor, giz de cera)
Com adolescentes e adultos:
                                                         
·         Material para a elaboração da escrita: quadrinhos com e sem legenda,propagandas, reportagens, anúncios;
·        Re-escrita de textos (elaboração e organização do pensamento de forma mais concreta): livros, fábulas parábolas, provérbios;
·         Jogos : raciocínio e habilidades, memória, análise e síntese, criatividade,  criação textual, cartas enigmáticas;
·         Visualização de imagens,(auto- controle e expressividade emocional);
·         Uso de metáforas, músicas, estórias mais abstratas e personagens famosos;
·         Desenhos ( papel, lápis, borracha )
·         Computador
As possibilidades de utilização de diferentes materiais são muito boas, são recursos para desenvolver técnicas interventivas.  
Por: Regina Lucia B. de Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário