quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

VOLTA ÀS AULAS

Mais um ano que começa. Esperanças renovadas, expectativas quanto aos acontecimentos que virão.E a volta às aulas? Tanto para a criança,  para o adolescente e também para o adulto o início do ano letivo é um momento carregado de significados.O encontro com os colegas,conhecer pessoas, encontrar os profissionais , assimilar os novos conhecimentos, rever ou conhecer o ambiente escolar traz alegrias, dúvidas e ansiedades.
O que é vivido e sentido no ambiente escolar é muito significativo para o indivíduo. Esse precisa ser um lugar onde a confiança e satisfação estejam presentes, e isso depende tanto da instituição, quanto da família. Observe seu filho. Converse com ele, sem fazer interrogatório. Avalie como foi a impressão causada pelo ambiente escolar e as pessoas que nele circulam.Demonstre confiança na escola. A criança percebe quando há um clima de desconfiança e insegurança  por parte dos pais e isso pode interferir na adaptação e no desempenho escolar.
O  organismo humano realiza aprendizagens de natureza diversas durante toda a sua vida. Inicia esse processo  bem cedo. Aprende a andar e a falar, a beber água no copo, a comer com colher, a brincar, andar de bicicleta,  assistir `a televisão, a usar o computador ...
         A aprendizagem que ocorre antes da criança entrar na escola é importante para o seu desenvolvimento, mas a aprendizagem escolar tem um importante valor para a sua vida. Assim como na vida, a aprendizagem escolar deve seguir um curso natural, onde o sujeito possa perceber-se capaz de penetrar neste mundo novo, sendo capaz de  escrevê-lo.
Se no curso do desenvolvimento escolar tudo estiver bem, ótimo, mas se seu filho já tem histórico de repetência ,fique alerta. Dificuldades de concentração nas atividades, notas baixas, incapacidade de terminar a tarefa, repetência, vínculo inadequado com a aprendizagem, colegas e professor, fazem parte da história escolar de muitos alunos. Devido a esses fatores, diferentes comportamentos podem se manifestar, tais como: violência, apatia, dispersão, hiperatividade, entre outros.
Buscar as causas requer  uma intervenção especializada. O trabalho terapêutico é um recurso para melhorar a auto-estima, o auto-conhecimento, encontrar maneiras de enfrentar as dificuldades do cotidiano  e do processo  de aprendizagem.
Por: Regina Lucia B de Andrade

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