domingo, 3 de abril de 2011

Você já ouviu falar em resiliência?

Para a Física é a propriedade de um material de recuperar a sua forma ou composição, após sofrer choque ou deformação; elasticidade.
O termo “resiliência psicológica” surgiu na década de 60, quando Frederic Flach, estudando sua história de vida e de outros que haviam superado grandes adversidades, emprestou -o  da Física e passou a empregá- lo para o ser humano.
Significa a capacidade humana de superação, tirando proveito dos sofrimentos, inerentes às dificuldades.
 A resiliência reduz riscos de doenças e melhora a qualidade de vida. Para a manutenção da qualidade de vida e do equilíbrio emocional é importante treinar a capacidade de desenvolver a resiliência. A pessoa que possui resiliência desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo, a cada desafio. Ela também é capaz de vencer as dificuldades e os obstáculos por mais fortes e traumáticos que eles sejam. Quanto mais resiliente for o indivíduo, haverá menos doenças e perdas e mais desenvolvimento pessoal será alcançado.
 Ser resiliente é conseguir sair das crises mais fortes, embora possa estar “machucado”.Olhar a situação de vários ângulos e escolher o melhor, olhar para frente e continuar seguindo adiante, a despeito das crises e dificuldades. Em situações de estresse saber vencer sem lesões severas. Mentalizar um projeto de vida, mesmo que não possa por em prática imediatamente. Vislumbrar sempre um futuro bom . Usar a criatividade para quebrar a rotina. Assumir riscos; ter coragem. Ter autoconfiança; acreditar em si mesmo e naquilo que é capaz.Gostar e aceitar mudanças. Encarar as situações de estresse como desafios. Manter clareza de propósito, calma e foco diante de situações adversas. Permitir-se sentir dor, recuar e, às vezes enfraquecer, para em seguida retornar ao estado original.
“ O resiliente é capaz  de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades, de reagir com flexibilidade e capacidade de recuperação diante de desafios e circunstâncias desfavoráveis, obtendo uma atitude otimista, positiva e perseverante e mantendo um equilíbrio dinâmico , após os embates”.
A vida nos apresenta muitas histórias de superação. O vídeo abaixo é um bom exemplo.
Por: Regina Lucia B. de Andrade



Nenhum comentário:

Postar um comentário