Alteração da escrita que a afeta na forma ou no significado, sendo do tipo funcional. Perturbação na componente motora do ato de escrever, provocando compressão e cansaço muscular, que por sua vez são responsáveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas.
De forma geral, a criança com disgrafia apresenta uma série de sinais ou manifestações secundárias motoras que acompanham a dificuldade no desenho das letras, e que por sua vez a determinam. Entre estes sinais encontram-se uma postura incorrecta, forma incorrecta de segurar o lápis ou a caneta, demasiada pressão ou pressão insuficiente no papel, ritmo da escrita muito lento ou excessivamente rápido.
Sinais indicadores:
- Postura gráfica incorreta.
- Forma incorreta de segurar o instrumento com que se escreve.
- Deficiência da preensão e pressão.
- Ritmo de escrita muito lento ou excessivamente rápido.
- Letra excessivamente grande.
- Inclinação.
- Letras desligadas ou sobrepostas e ilegíveis.
- Traços exageradamente grossos ou demasiadamente suaves.
- Ligação entre as letras distorcida.
Problemas associados:
- Biológicos.
- Perturbação da lateralidade, do esquema corporal e das funções perceptivo-motoras.
- Perturbação de eficiência psicomotora (motricidade débil; perturbações ligeiras do equilíbrio e da organização cinético-tónica; instabilidade).
- Pedagógicas
- Orientação deficiente e inflexível,
- Orientação inadequada da mudança de letra de imprensa para letra manuscrita,
- Ênfase excessiva na qualidade ou na rapidez da escrita,
- Prática da escrita como atividade isolada das exigências gráficas e das restantes actividades discentes.
- Pessoais
- Imaturidade física,
- Motora,
- Inaptidão para a aprendizagem das destrezas motoras,
- Pouca habilidade para pegar no lápis,
- Adoção de posturas incorrectas,
- Défices em aspectos do esquema corporal e da lateralidade.
O que pode fazer:
- Encorajar a expressão através de diferentes materiais (plasticina, pinturas e lápis). Todas as tarefas que impliquem o uso das mãos e dos dedos são positivas.
- Incitar a criança a recortar desenhos e figuras, a fazer colagens e picotar.
- Promover situações em que a criança utilize a escrita (ex.: escrever pequenos recados, fazer convites e postais).
- Fazer atividades como contornar figuras, pintar dentro de limites, ligar pontos, seguir um tracejado, etc.
- Deixar a criança expressar-se livremente no papel, sem corrigir nem julgar os resultados.
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