As atividades de intervenção foram construídas para melhorar as funções cognitivas da criança e adolescente.
As atividades visam trabalhar as habilidades de atenção, memória , habilidades perceptivas , viso construção espacial, flexibilidade cognitiva , raciocínio lógico, compreensão e produção verbal,entre outras.
Essas atividades colaboram para o desenvolvimento da criança e adolescente com sinais de dificuldades de aprendizagem.
Seguem algumas atividades realizadas:
Dar uma figura para a criança/adolescente e deixá-la explorar. Pedir que observe, pois depois ela deverá responder algumas perguntas. Retirar a figura, após alguns minutos de observação.
Fazer perguntas sobre os elementos da figura. (A atividade visa o treino das habilidades de atenção e memória)
Nesta atividade apresenta-se uma pequena história com personagens. Pedi-se para a criança/adolescente ler com atenção. Retira-se a história do seu campo de visão. Pede-se para ela construir uma tabela com os elementos da história. Ao final faz-se a conferência com a história. ( A atividade visa treinar habilidades de compreensão verbal, atenção, memória e flexibilidade cognitiva)
Outra atividade bem interessante. Escolhe-se um pintor, no caso o escolhido foi Van Gogh. Lê-se uma pequena biografia do pintor. É oferecido uma imagem de uma tela por ele pintada. Pede-se para analisar , observar os detalhes que depois ela deverá reproduzir sem olhar para o desenho. (A atividade visa treinar as habilidades de compreensão verbal, atenção, memória, flexibilidade cognitiva)
Oferecer o desenho e fazer perguntas para que ela possa analisar e responder.(Esta atividade visa treinar habilidades de atenção e raciocínio matemático)
Organizar figuras seguindo uma ordem cronológica e depois criar uma história. ( A atividade visa o treino das habilidades de atenção, memória, construção espacial e flexibilidade cognitiva)
Trabalhar com Sudoku também é muito interessante, pois desenvolve várias habilidades que a criança/adolescente precisa para superar as dificuldades de aprendizagem. Este é feito com imagens, que proporciona um prazer maior na realização da tarefa. ( Treina as habilidades de atenção, memória e raciocínio lógico)
Usar o tangram também é um recurso muito bom. A leitura da lenda do tangram, e posteriormente pedir para reproduzir imagens, utilizando figuras geométricas, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança/adolescente. (Treina a compreensão verbal, atenção difusa e concentrada, orientação espacial e flexibilidade cognitiva)
Estas são algumas atividades usadas para o desenvolvimento da criança/adolescente, que visam dirimir as dificuldades de aprendizagem. Posteriormente apresentarei outras atividades que facilitem ao desenvolvimento das mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário