Muitas vezes observa-se que a criança ou adolescente apresenta dificuldades na linguagem escrita. Quando se trata de elaborar uma frase utiliza-se de palavras rotineiras, escrevendo frases de conteúdo pobre. Muita vezes, a produção de um texto é uma tarefa cansativa , não conseguindo organizar as ideias e demonstrando dificuldade na sequência lógica.O texto é desprovido de conteúdo, não apresentando início, meio e fim.
Sabe-se que a leitura , fator principal para uma escrita de qualidade, não demonstra muito interesse , principalmente nos jovens. As tecnologias são mais atraentes, delegando os livros a segundo plano.
O que fazer para que crianças e adolescentes possam
produzir textos de qualidade?
É importante dar-lhes materiais para que possam criar. Figura, revista, pintura, sucata, dobradura, poesia e inclusive o computador vêm, agregar uma série de possibilidades para iniciar as produções.
Os jogos e desafios são bem vindos para serem adicionados aos demais recursos possibilitando a produção.
É importante disponibilizar livros, para que possam em determinado momento utilizá-los. Com as crianças esse recurso fica mais fácil , pois além da leitura da história podemos usar fantoches e personagens para trabalhar a história contada. A partir, utilizar jogos de palavras e criação de frases.
Uma boa atividade para trabalhar com crianças é utilizar sequência lógica com figuras. Essa atividade organiza as ideias e proporciona a compreensão do antes e do depois. Dar palavras soltas para organizar a frase, proporciona o senso de direção para construção de frases e textos.
Com os adolescentes podemos utilizar os livros, também. Podemos ler parágrafos interessantes , de um determinado livro , e utilizá-los para dar opinião, reescrita e atividade artística.
Reportagem de jornais que abordem fatos cotidianos, esporte e o universo dos jovens, são recursos a serem utilizados.
A utilização de mapas mentais ajuda na organização do pensamento . É um esqueleto para a produção do texto. Muito úteis podem ser usados para organizar os conteúdos dados em sala de aula pelo professor.
Existem inúmeros recursos que oportunizam a produção textual. Importante é utilizar recursos que venham de encontro aos interesses da criança ou adolescente. Começar por aquilo que lhes dá prazer, será um bom caminho . Paulatinamente, estarão produzindo
frases e textos com segurança e satisfação
Nenhum comentário:
Postar um comentário