O tangram é um excelente recurso terapêutico.
De forma lúdica desenvolve o raciocínio lógico matemático, possibilita diferenciar e nomear as formas geométricas. Leva ao desenvolvimento de estratégias. Trabalha a observação, memorização, percepção visual e concentração. Amplia a leitura e a escrita e possibilita ao enfrentamento de situações conflitantes que estejam associadas ao cotidiano.
A leitura da lenda do tangram é sempre bem aceita pela criança e pelo adolescente. Pode-se explorar inúmeras atividades , tais como: pesquisa de palavras, diálogos, produção de textos a partir das figuras montadas , trabalhar os valores, etc.
Com as peças do tangram pode-se iniciar a atividade com a exploração livre das peças, utilizando-se de perguntas sobre as mesmas , a identificação e classificação das peças, dobradura , construção das peças do tangram em papel sulfite, corrugado, no emborrachado, entre outros. Trabalhar com as figuras geométricas, com as figuras a partir de um modelo, criar figuras e também utilizar o tangram no computador através de sites de domínio público.
O tangram além de desenvolver habilidades, proporciona ao terapeuta uma observação criteriosa do seu cliente:
Como ele reage aos desafios e frustrações?
Como elabora o pensamento?
Quanto tempo fica focado na atividade?
Como está a sua criatividade? Aceita ajuda ou pede ajuda?
Inúmeros comportamentos poderão ser observados que ajudarão muito no processo terapêutico.
Por: Regina Lucia Barcellos de Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário