Os problemas de aprendizagem afetam 1 em cada 10 crianças em idade escolar.
São problemas que podem ser detectados em crianças a partir
dos 5 anos de idade e constituem uma grande preocupação para muitos pais, já
que afetam o rendimento escolar e as relações interpessoais dos seus filhos.
Uma criança com problemas de aprendizagem, pode ter um nível
normal de inteligência, de acuidade visual e auditiva. É uma criança que se
esforça em seguir as instruções, em concentrar-se, e portar-se bem em sua casa
e na escola. Sua dificuldade está em captar, processar e dominar as tarefas e
informações, e logo a desenvolvê-las posteriormente. A criança com esse
problema não pode fazer o que outros com o mesmo nível de inteligência podem
conseguir.
A criança com problemas específicos de aprendizagem tem
padrões pouco usuais em perceber as coisas no ambiente externo. Seus padrões
neurológicos são diferentes das outras crianças da mesma idade. No entanto, têm
em comum algum tipo de fracasso na escola ou em sua comunidade.
Como detectar problemas de
aprendizagem nas crianças
Não é nada difícil detectar quando uma criança está tendo
problemas para processar as informações e a formação que recebe. Os pais devem
estar atentos e conscientes dos sinais mais frequentes que indicam a presença
de um problema de aprendizagem, quando a criança:
- Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e
instruções.
- Apresenta dificuldade para relembrar o que alguém acaba de
dizer.
- Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração,
escrita e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar.
- Apresenta dificuldade para distinguir entre a direita e a
esquerda, para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever as letras,
palavras ou números ao contrário.
- Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer esportes ou
completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar o cordão do
sapato.
- Apresenta facilidade para perder ou extraviar seu material
escolar, como os livros e outros artigos.
- Tem dificuldade para entender o conceito de tempo,
confundindo o “ontem”, com o “hoje” e/ou “amanhã”.
- Manifesta irritação ou excitação com facilidade.
Características dos problemas de
aprendizagem
As crianças que têm problemas de aprendizagem, com
frequência apresentam, segundo a lista obtida do “When Learning is a
Problem/LDA (Learning Disabilities Association of America)”, características
e/ou deficiências em:
Leitura (visão)
A criança se aproxima muito do livro; diz palavras em voz
alta; assina, substitui, omite e inverte as palavras; vê duplicado, pula e lê a
mesma linha duas vezes; não lê com fluidez; tem pouca compreensão na leitura
oral; omite consoantes finais na leitura oral; pestaneja em excesso; fica vesgo
ao ler; tende a esfregar os olhos e queixar-se de que coçam; apresentam
problemas de limitação visual, soletração pobre, entre outras.
Escrita
A criança inverte e troca letras maiúsculas; não deixa
espaço entre palavras e não escreve em cima das linhas; pega o lápis
desajeitado e não tem definido se é destro ou canhoto; move e coloca o papel de
maneira incorreta; trata de escrever com o dedo; tem o pensamento pouco
organizado e uma postura pobre, etc.
Auditivo e verbal
A criança apresenta apatia, resfriado, alergia e/ou asma com
frequência; pronuncia mal as palavras; respira pela boca, queixa-se de
problemas do ouvido; sente-se enjoado; fica branco quando lhe falam; depende de
outros visualmente e observa o professor de perto; não pode seguir mais de uma
instrução por vez; põe a televisão e o rádio em volume muito alto, etc.
Matemáticas
O aluno inverte os números; tem dificuldade para saber a
hora; pobre compreensão e memória dos números; não responde a dados
matemáticos, etc.
Social / Emocional
Criança hiperativa, com baixa auto-estima e atenção.
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