Na maioria dos casos, a dislexia só se torna evidente quando o seu filho inicia o processo da leitura. E mesmo assim, pode ser necessário algum tempo antes da dislexia poder ser clara e totalmente diagnosticada. Em casos de dislexia severa é possível identificar sinais antes da idade escolar, como o atraso na linguagem, por exemplo.(ver texto abaixo)
Aos 6, 7 anos é perfeitamente comum as crianças trocarem números ou palavras quando lêem ou escrevem, no entanto se estas dificuldades persistirem poderá ser indicativo de dislexia.
A partir do terceiro ano escolar já é possível realizar testes de diagnóstico ( ver texto abaixo) para saber se o seu filho tem dislexia. Vários testes são aplicados para avaliar as competências de leitura (velocidade, descodificação, memória, compreensão), a capacidade intelectual geral e exames médicos para eliminar a hipótese de problemas visuais ou auditivos ou de outra ordem.
Os pais, de forma geral, são capazes de perceber, antes de qualquer profissional, que o seu filho está a ter dificuldade em acompanhar o ritmo escolar das outras crianças. É muito importante estar atento ao comportamento do seu filho e recorrer aos profissionais quando observar uma ou mais dos seguintes sinais:
- Baixa auto-estima;
- Dificuldades de ortografia;
- Dificuldades na leitura em alta voz;
- Confusão entre esquerda e direita;
- Problemas de orientação e em seguir instruções;
- Realização demorada de trabalhos escritos;
- Dificuldades na matemática.
Atraso na Linguagem
Atraso na linguagem é sempre algo que preocupa os pais e os educadores. “Será que o meu filho já não devia dizer mais palavras?” é muitas vezes a questão que os pais colocam a si próprios ou questionam os especialista da área.
Desde o início do desenvolvimento da linguagem a criança põe em prática comportamentos comunicativos verbais e não verbais que lhe garantem o relacionamento com o meio que a rodeia: o olhar, os gestos em direção a alguma coisa, a mímica facial e gestual, os gritos, as palavras, etc. Pouco a pouco a criança sente necessidade de pôr em prática um sistema mais desenvolvido, respeitando os códigos socialmente estabelecidos.
Apenas quando uma criança demora a adquirir a fala é que os pais e os educadores realmente se apercebem da complexidade desta actividade que acontece em condições normais.
Cada criança tem um ritmo próprio a nível de desenvolvimento da sua expressão oral, no entanto os pais e educadores devem estar atentos caso estas situações ocorram:
- A criança entre os 12 e os 24 meses que não apresenta um vocabulário espontâneo e uma aparente compreensão das palavras e ordens simples;
- A criança com 24 meses que ainda não começou a pronunciar as suas primeiras palavras;
- A criança com 3 anos que ainda não constrói pequenas frases de duas ou três palavras;
- A criança que após os 4 anos de idade ainda utiliza uma linguagem imperceptível para as pessoas que não são do seu círculo mais íntimo.
A linguagem tem implicações no desenvolvimento cognitivo, afectivo-emocional e social de cada criança, por isso caso existam desvios ou atrasos na linguagem, é aconselhável consultar um especialista (fonoaudiólogo ou terapeuta da fala).
Testes Diagnóstico de Dislexia
Os Testes Diagnóstico de Dislexia servem para diagnosticar/avaliar a dislexia. É sempre necessário recorrer a várias ferramentas/testes para o efeito. Eis uma lista dos possíveis testes a aplicar:
Avaliação Cognitiva:
- Aptidões Mentais Primárias (APM)
Avaliação da Percepção e Memória Visual:
- Reversal Test
- Teste de percepção de Diferenças (TPD)
- Teste de retenção Visual de Benton (TRVB)
Avaliação da Percepção e Memória Auditiva:
- Diagnóstico das Aquisições Perceptivo-Auditivas (DAPA)
- Lindamood Auditory Conceptualisation Test (LAC)
Avaliação da Psicomotricidade e Dominância Lateral
- Bateria Psicomotora (BPM) Victor da Fonseca
Avaliação dos Processos Fonológicos:
- Bateria de Avaliação da Linguagem Oral (ALO) Inês Sim-Sim
- Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL) de Fernanda Viana
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