domingo, 29 de maio de 2011

Genética e hiperatividade, causas da discalculia


 A discalculia, problema para compreender a aritmética, é motivo de pesquisa de neurologistas britânicos, que demonstram uma de suas origens: a genética.
Transtorno incomum que só afeta a sete por cento da população global, a literatura científica a descreve como incapacidade para compreender e realizar cálculos aritméticos e matemáticos, por causa de disfunções das conexões cerebrais encarregadas deste tipo de aprendizagem.
Análoga à dislexia, a incapacidade para compreender a leitura e ortografia, esta anomalia, segundo descrevem os autores, padece-a indivíduos com uma inteligência e memória normais.
Transtornos de desenvolvimento como o transtorno por déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), bem como um marcado carecer hereditário, são algumas de suas principais causas, explicam os especialistas do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade de Londres.
Em seu artigo público em Sciences, assinalam que essas pessoas apresentam pouco nível de entendimento de conceitos abstratos como tempo e direção ou os de distância, tamanho, fórmulas e sequências. Isto provoca no indivíduo severos problemas para levar a cabo atividades diárias que envolvem o manejo de tempo ou de dinheiro, destacam.
Na opinião da especialista Diana Laurillard, uma das autoras, é necessário entender como o cérebro processa os conceitos básicos de números e aritmética, para o desenvolvimento de estratégias encaminhadas a ajudar aos estudantes que a padecem.

ocs/alb/bj

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Generado: 29 May, 2011, 21:02
Autor Bianka de Jesus

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