quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Bonecas Abayomi





Adicionar legenda


As Abayomi são pequenas bonecas  feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. 

Uma história corrente, sem comprovação científica, conta que nos navios negreiros, as crianças aprisionadas choravam a falta de suas mães e eram cuidadas por outros africanos, também aprisionados. As mães, separadas de seus filhos, rasgavam as próprias vestes e confeccionavam uma bonequinha, feita de retalhos e nós, que eram aleatoriamente entregues às crianças, como forma de amenizar o sofrimento da escravidão. Quando uma criança recebia uma abayomi com retalhos dos tecidos de sua mãe, entendia imediatamente que a mãe estava viva e que se lembrava dela, mesmo que separadas em navios negreiros.

 O nome serve para meninos e meninas, indistintamente.

No Brasil, além de nome próprio, designa boneca de panos artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando  representando personagens da mitologia, orixais, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.

A palavra Abayomi, do ioruba, significa aquele que traz felicidade e alegria. Quer dizer encontro precioso: abay = encontro e omi = precioso

Como fazer a sua Abayomi:
Material: pedaço de tecido variados. Os melhores para manusear são os de  malha.

1- Cortar 4 tiras : duas maiores e duas menores, com aproximadamente 13 e 16 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura.

2- Dar um nó ( ou 2  sobrepostos) em uma das pontas, com todas as tiras para formar a cabeça, deixando sobrar acima dela uns 2 centímetros.

3- Nos dois centímetros deixados de um lado, cortar cada uma das 4 tiras ao meio, ficando 8 tiras mais finas, e dar alguns nós em cada uma delas, formando os cabelos. 

4-Separar as 2 tiras mais curtas e fazer um nó em cada ponta, formando as mãos.
  
5- Na altura do quadril,fazer 2 nós, um em cima do outro, para formar o bumbum e o quadril.

6- Nas pontas mais compridas, dar mais um nó em cada tira, para formar os pés.

7- A roupa é feita com 1 retângulos furados no cento e  amarrado na cintura.


Esse é um excelente material para trabalhar  vínculos afetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário